quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comunicação Integrada de Marketing, 4 P’s e Mix de Marketing

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo. (Bueno, 2009). É o conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado. É utilizado para fazer com que uma marca cresça.

O composto de Marketing foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy, em 1960. Ele falava à respeito dos 4 P’s: produto, preço, praça e promoção.
- Produto: Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, etc.
- Preço: Preço é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço. Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. E não podemos confundir preço com valor!
- Praça: O "P" de "praça" também é conhecido como ponto-de-venda (PDV) e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários finais a fim de realizar a tarefa de Marketing. De uma forma mais simples, distribuição em Marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido.

- Promoção: A promoção é uma das ferramentas básicas de Marketing. É um mix de comunicação que inclui propaganda, relações públicas, promoção de vendas, Marketing direto e venda pessoal, o qual devidamente planejada, cria uma estratégia que aumenta a consciência do público-alvo, resultando em vendas.
Cada elemento de comunicação pode funcionar bem sozinho, mas geram melhores resultados quando são cuidadosamente mesclados em conjunto, de acordo com as características do produto, seu estágio no ciclo de vida e a natureza do mercado.
A promoção é uma das ferramentas do mix de Marketing. O aumento da demanda também depende do bom gerenciamento do produto, ponto-de-venda e preço.
A propaganda é eficiente para alcançar grandes números de pessoas. Tem como ponto fraco os custos, ser impessoal e não dar feedback imediato. A pesquisa de Marketing desempenha papel valioso antes do envio da mensagem; ela determina como a mensagem será compreendida e se chegará ao público-alvo.
Muitas vezes, propaganda é confundida com Marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do Marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.
A venda pessoal aumenta o valor de uma empresa e das marcas individuais, educando os clientes, gerando utilização do produto, assistência de Marketing, serviços pós-venda e suporte aos compradores. Gera retorno imediato e permite a transmissão de informações técnicas, maior que os outros métodos promocionais. As interações frequentes com os clientes geram relacionamentos a longo prazo.
As relações públicas tendem a desarmar consumidores menos suscetíveis às influências da comunicação e a sugerir mais credibilidade.
O Marketing direto possui a grande vantagem de transmitir a mensagem de forma personalizada e rapidamente.
A promoção de vendas aumenta o interesse na compra do (produto ou serviço), gerando resultados rápidos.
Para disputar o jogo competitivo, a empresa precisa analisar os consumidores, selecionar os mercados-alvo e utilizar as ferramentas do mix de Marketing para satisfazer as necessidades do consumidor. Com base nisso, estruturar um bom composto de Marketing é uma estratégia de vantagem competitiva para a empresa.
Com certeza, uma empresa que não se dedica a estar sempre se reciclando e fazendo as mudanças necessárias para atender ao dinamismo que mercado pede, está fadada a começar a perder Market Share em um curto período tempo.
O plano de Marketing é um processo fundamental para todos os profissionais de Marketing. E os 4 P's são uma linguagem conhecida e entendida universalmente pelos profissionais da área e resumem, de forma bastante simples e concisa, o coração do Marketing da empresa que nada mais é do que sua estratégia e seu plano de ação para atingir seus resultados.

FONTE: Promocional.ppg.br

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